Manifestação da Pró-Reitoria de Extensão sobre o falecimento do Prof. Dr. Carlos Ventura D'Alkaine

É com profundo pesar e consternação que a equipe da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar recebeu a notícia, aos 23 de fevereiro de 2021, do falecimento do Prof. Dr. Carlos Ventura D'Alkaine.

Ele foi Professor Titular Aposentado do Departamento de Química (DQ) desta Universidade Federal de São Carlos e professor sênior desta instituição. Licenciado em Química pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, em 1961, doutorou-se em Físico-Química pela Universidade Carolina de Praga, na antiga Checoslováquia, em 1969. Atuante na UFSCar desde 1979, após passagens profissionais pela Bélgica e pela Argentina, o Professor D'Alkaine envolveu-se significativamente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na UFSCar, tendo atuado no Conselho de Extensão (CoEx) por anos e em repetidas ocasiões, representando tanto seu departamento quanto o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). A equipe da ProEx se recorda de, não raras vezes, ouvi-lo expor suas ideias de modo firme, sem abandonar a fala tranquila que lhe era característica. O Professor D'Alkaine, certamente, tinha um profundo amor pela Universidade, entendendo-a como necessária para o desenvolvimento de nosso povo, mesmo sendo estrangeiro. Sabia que a UFSCar tinha como função maior apoiar o crescimento do Brasil, e contribuía, com o melhor de sua capacidade, para apoiar, com seu trabalho, estes nobres ideais. O Conselho de Extensão perde uma clara voz entre seus membros, e a equipe da ProEx sentirá falta de suas contribuições, sempre tão importantes para o trabalho que realizamos. Aos familiares e pessoas próximas, desejamos conforto neste momento de dor, na certeza de que o trabalho de Carlos Ventura D'Alkaine para com esta Universidade e este país jamais será esquecido. São Carlos, 25 de fevereiro de 2021. Equipe ProEx.