Criado novo módulo no sistema ProExWeb para o cadastramento e a regularização das Empresas Juniores da UFSCar

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), em parceria com a Secretaria Geral de Informática (SIn), criou, no sistema ProExWeb, um novo módulo específico para o registro das Empresas Juniores existentes na Universidade.

Por Analice Gaspar Garcia, Assessoria de Comunicação da Reitoria da UFSCar

Para regularizar suas atividades, proporcionando acolhimento e estrutura de suporte jurídico de forma integral para todas as Empresas Juniores (EJs) – associações civis com fins educacionais, formadas exclusivamente por estudantes de graduação – vinculadas à UFSCar, a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), em parceria com a Secretaria Geral de Informática (SIn), criou, dentro do sistema ProExWeb, um módulo específico para as EJs.

A partir de agora, os docentes supervisores de EJs devem dar início à regularização das EJs sob sua supervisão, fazendo o cadastro das empresas no ProExWeb. Para isso, basta acessar o sistema, com o número UFSCar e senha, localizar a seção “Empresa Júnior” e clicar em “Propor Criação de Empresa Júnior”.

A medida atende a Lei Federal Nº 13267/2016, que disciplina a criação e a organização das EJs das Instituições de Ensino Superior (IES) e a Resolução CoEx Nº 08/2019, que, a partir da norma federal, estabeleceu uma normativa interna voltada às especificidades das EJs da UFSCar.

“As Empresas Juniores têm a missão de proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho em caráter de formação para que, no futuro, possam exercer sua profissão. Para que essa experiência seja vivida em sua plenitude e possa estimular o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento intelectual dos estudantes, é necessária a regularização das Empresas, de modo a não somente atender a uma normativa federal, mas oferecer a mesma infraestrutura e as mesmas ferramentas a todas às EJs, para efetivamente capacitar os estudantes para o mercado de trabalho”, disse a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

Ao propor a criação da Empresa Júnior no ProExWeb, o docente cumpre o primeiro momento do seu processo de regularização. Depois disso, haverá apenas mais duas etapas a serem viabilizadas ao longo do ano pela ProEx que correspondem à criação dos formulários para o cadastro dos projetos a serem desenvolvidos pelas EJs e a uma nova formatação para o envio dos relatórios dos projetos.

Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Campus Araras e coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), explica que as regras para a regularização foram debatidas com a comunidade e desenvolvidas para atender a realidade das EJs da UFSCar. “Esse é um importante passo para as Empresas Juniores da UFSCar, pois vamos garantir, a todas às EJs, a preparação e a valorização profissionais, por meio de uma adequada assistência de professores, e intensificar o relacionamento entre as IFES e o meio empresarial”, disse a docente, que acompanha o movimento de regularização das EJs há anos.

É importante ressaltar que, para o preenchimento dessa primeira etapa, é preciso inserir, no sistema ProExWeb, as informações e documentos de cada Empresa Júnior, conforme determinado na Resolução CoEx nº 08/2019. Mais informações pelo e-mail proex@ufscar.br.