Conselho de Extensão da UFSCar emite Moção de Apoio à Nota de Repúdio do FORPROEX

Nota de Repúdio do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX), apoiada pelo Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar, se manifesta contra o Projeto de Lei Estadual em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro que prevê a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar, reunido em sua 125ª Reunião Ordinária em 26/08/2021, tomou ciência da Nota de Repúdio emitida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX) contra o Projeto de Lei Estadual, atualmente em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), que prevê a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) propôs ao Colegiado a publicação de uma moção de apoio à nota do FORPROEX, o que foi aprovado pelos conselheiros presentes por unanimidade. Ambos os documentos, em sua íntegra, são publicados abaixo, para ampla divulgação à comunidade da UFSCar e a todos os interessados:

Forproex.png

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

O Fórum de Pró-reitores e de Pró-reitoras de Extensão (FORPROEX), formado pelas Universidades Públicas Brasileiras, repudia, veementemente, o Projeto de Lei n. 4673/21, do Deputado Anderson Moraes (PSL-RJ), que propõe à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A UERJ, como as demais instituições públicas de ensino superior, é um patrimônio da sociedade e tem colaborado para o ensino, a pesquisa e a extensão, em conformidade com o Art. 207 da Constituição Federal de 1988. Propor sua extinção é afrontar o povo brasileiro que se beneficia direta e indiretamente com ações de grande importância para a transformação social, para o bem comum e para o desenvolvimento regional e nacional. A UERJ, desde 1950, se destaca como uma das principais instituições públicas brasileiras comprometidas com o Estado Democrático de Direito, com os valores republicanos e com o desenvolvimento da arte e da cultura. Assim, o FORPROEX manifesta seu firme apoio em defesa da UERJ solicitando à ALERJ rejeitar o projeto de lei apresentado e, ainda, garantir a manutenção da Instituição vocacionada, há mais de 70 anos, para o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados e comprometidos com o melhoramento das condições de vida da população fluminense.

Coordenação Colegiada do FORPROEX

ufscar-padrao.png

MOÇÃO DE APOIO DO CONSELHO DE EXTENSÃO DA UFSCAR

O Conselho de Extensão (CoEx) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunido em sua 125ª Reunião Ordinária de 26 de agosto de 2021, deliberou por emitir moção de apoio deste Colegiado à Nota Pública de Repúdio publicada pela Coordenação Colegiada do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX), em manifestação contrária ao Projeto de Lei Estadual que prevê a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

São Carlos, SP, aos 26 de agosto de 2021.

Prof.ª Dr.ª Ducinei Garcia
Presidente do Conselho de Extensão (CoEx) da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)