Pró-Reitoria de Extensão
Pró-Reitoria de Extensão

Chamada de Seleção de Discentes Para Participação Como Suplentes no Projeto Rondon - Operação João de Barro – JULHO/2019

Considerando a aprovação de uma equipe da UFSCar no edital de seleção do Ministério da Defesa para participação no Projeto Rondon, Operação João-de-Barro, a ser realizada entre os dias 12 a 28 de julho de 2019 no município de Dom Expedito Lopes – PI, os professores responsáveis comunicam que entre os dias 04 a 15 de fevereiro de 2019 receberão inscrições de alunos interessados em participar do processo seletivo para compor a equipe da UFSCar como suplentes. Caso haja desistência de algum membro titular da equipe, será convocado o membro suplente para ocupar seu lugar. Caso necessário, o contato com a equipe do Projeto Rondon na UFSCar pode ser realizado através do e-mail ltakase@ufscar.br.

 

Vaga: Discente suplente na equipe que participará na Operação João de Barro do Projeto Rondon

Número de Vagas: 02 (duas)

 

A proposta aprovada abrange as ações voltadas ao conjunto A, que compreendem as seguintes áreas e objetivos: CULTURA: - capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações. DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA: - capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes; - instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros; e - capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes. EDUCAÇÃO: - capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva. SAÚDE: - capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde; - capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas; - capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e - capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.

 

A seleção ocorrerá em três fases, no Campus de São Carlos, destacadas a seguir:

FASE 1: Inscrições e análise da carta de intenção - Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão fazer a inscrição entre os dias 04 e 15 de fevereiro de 2019, preenchendo todos os itens do formulário disponível no link: https://form.jotformz.com/83447262065660

- Observação: será solicitado juntamente com os dados da inscrição o histórico escolar anexado e uma carta de intenção. Dessa maneira, recomenda-se que o candidato busque informações oficiais no próprio site do Projeto Rondon para elaborar uma carta coerente com os objetivos e missões do projeto.

- Os professores responsáveis pelo processo seletivo não se responsabilizam por solicitações de inscrição não recebida via formulário, por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. O descumprimento das instruções para a inscrição implicará na não efetivação da mesma.

- Poderão se inscrever apenas os candidatos que atendam aos pré-requisitos estabelecidos a seguir:

  • alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFSCar;
  • estar cursando a segunda metade do curso de graduação e ter concluído no mínimo 50% dos créditos no momento da realização da operação;
  • estar cursando um curso de graduação nas áreas afins às ações voltadas ao conjunto A, sendo elas Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
  • não ter participado de ações anteriores do Projeto Rondon;
  • ter disponibilidade para participar, depois do processo seletivo (entre os meses de Março e Julho de 2019), de reuniões semanais, das 12:30 – 14:00 no campus de São Carlos;
  • ter disponibilidade para viajar no período de atuação da proposta no município selecionado, ou seja, entre os dias 13 a 29 de Julho de 2018 e, não retornar durante a realização da missão sob pena de ser considerado abandono;
  • estar com carteira de vacinação em dia ou atualizá-la assim que selecionado;
  • ter boa saúde geral (clínica, odontológica e psicológica), a ser comprovada com exame médico após a seleção.
  • não ter nenhuma restrição quanto ao espírito das operações do Projeto Rondon e estar comprometido com as regras do guia do Rondonista, conforme consta no site do Projeto Rondon.

Os locais de realização das Fases 2 e 3 serão informados juntamente com a lista dos alunos aprovados na FASE 1.

FASE 2: Dinâmica em grupo - Os candidatos aprovados na fase 1 serão convocados a participar de uma dinâmica de grupo de acordo com as datas previstas no cronograma. - Informações sobre a condução da dinâmica em grupo serão apresentadas e discutidas no mesmo dia de sua realização. Participarão da dinâmica os professores responsáveis pela proposta.

 

FASE 3: Entrevista - Os candidatos aprovados na fase 2 serão convocados a participar de uma entrevista individual com os professores responsáveis pela proposta.

- A entrevista será composta de perguntas de cunho geral sobre o Projeto Rondon e a Operação João-de-Barro, acrescido de questões sobre formulário (FASE 1) e sobre a condução da dinâmica em grupo (FASE 2).

 

Divulgação da seleção - Ao final da FASE 3, será divulgada uma lista com os 02 candidatos aprovados para suplência no site da PROEX.

- Os dois primeiros colocado serão inscritos como suplentes, os demais ficarão na lista de espera, caso haja uma desistência.

- Os candidatos selecionados deverão participar de todas as atividades previstas na preparação das ações para a operação no município, sob pena de serem substituídos.

 

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO - CAMPUS SÃO CARLOS

Data

 

04/02/2019 a 15/02/2019

FASE 1: Preenchimento do formulário no site:

https://form.jotformz.com/83447262065660

12/03/2019 (Manhã)

FASE 2: Dinâmica em grupo

12/03/2019 (Tarde)

FASE 3: Entrevista Individual

14/03/2019

Divulgação da classificação da chamada de seleção de acadêmicos para participação como suplentes no Projeto Rondon, Operação João-de-Barro.

 

Prof Dr Luiz Fernando Takase, Profa Dra Cristina Helena Bruno e Profa Dra Ana Claudia Garcia de Oliveira Duarte, responsáveis pela equipe da UFSCar no Projeto Rondon, operação João-de-Barro – conjunto A.